Na hora de colocar na ponta do lápis os gastos com a tão sonhada festa de casamento, muitos noivinhos tendem a supor que o cerimonial será (acento) uma despesa desnecessária. No entanto, este pensamento e (acento) um tanto equivocado, vejamos o por que:
Assim que os noivos marcam a data do casamento, é preciso começar a organizar o evento, normalmente com um ano de antecedência para que sejam evitados imprevistos. É ai que o cerimonial entra, no inicio de tudo.
Muitas noivas sonham com seu grande dia, e por isso visitam vários sites, blogs, perfis em redes sociais e começam a formar uma opinião um tanto quanto sobrecarregada sobre o que querem de verdade em seu casamento. O cerimonial, a priori, ira analisar o perfil do casal, juntamente com o orçamento disponível, e a partir dai dar inicio ao planejamento do evento conforme o que foi identificado na primeira reunião da equipe com os noivos. Nesse momento, o profissional de eventos começara a selecionar todos os fornecedores de sua confiança que se encaixam no perfil dos noivinhos. Isso fara com que o casal seja mais objetivo e consulte apenas profissionais que de fato serão um fornecedor em potencial para o casamento.
Apos todo esse estudo, o cerimonial também garantira que todos os contratos entabulados entre os noivos e os fornecedores serão justos e íntegros, evitando qualquer gasto desnecessário.
Passada toda a parte de contratação, a equipe do cerimonial fara periodicamente a revisão dos contratos do evento para que tudo seja cumprido a risca. Também é durante essa fase que se aplica um importante serviço, o RSPV. Expressão francesa, “répondez s’il vous plait”, que traduzindo significa “responda por favor”. Para que o planejamento de um casamento saia com excelência, é importante saber a quantidade de pessoas da lista de convidados realmente vão aparecer.
Chegado o grande dia, a equipe do cerimonial será os olhos dos noivos. Isso porque desde o inicio do dia, estarão presentes conferindo toda a montagem do evento com os fornecedores contratados, garantindo que cada artigo de decoração estará em seu devido lugar, que o buffet cumprira todo o cardápio contratado, que a limpeza do local estará em ordem, ate que por fim os convidados sejam recebidos e orientados ao local da cerimonia, o cortejo de padrinhos seja organizado e a festa ocorra conforme os noivos tanto sonharam, sem quaisquer intercorrências ou imprevistos. Ao final da festa, também e papel do cerimonial cuidar para que todos os pertences e presentes dos noivos sejam devidamente guardados, bem como conferir toda a finalização do evento, como por exemplo, as quebras e perdas.
Ao analisar todo esse “trajeto”, fica evidente a importância de uma Assessoria de Cerimonial, haja vista todos os detalhes que possuem a organização de um casamento. Contar com um profissional experiente garantira que os noivinhos estejam tranquilos e felizes no tão sonhado dia do casamento e aproveitem ao máximo o que foi organizado com tanto carinho.